NOVOS MORADORES PARA O SITIO POR-DO-DOL

Casal de Guigó (Callicebus nigrifrons) ganha casa nova e junta-se a bugios, macacos prego, araras, jabutis…

No dia 27 de novembro de 2014 nossa equipe foi ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Belo Horizonte para buscar um casal de Guigó (Callicebus nigrifrons), resgatado pelos órgãos ambientais por posse ilegal. Infelizmente, ao comprar animais ilegais, estimula-se o tráfico e ainda arrisca-se a perder a guarda destes, além de responder a processo criminal. Após um exame físico realizado pela veterinária do CETAS, nossa equipe recebeu os animais que os acondicionou em caixa de transporte adequada e foram então levados para o sitio Por-do-Sol, em Santa Luzia. O criatório é devidamente registrado no IEF/IBAMA e foi totalmente projetado pela ZOOVET CONSULTORIA: desde a escolha dos animais, elaboração das plantas construtivas e memoriais descritivos, até a tramitação dentro do órgão ambiental competente (Instituto Estadual de Florestas) e em menos de 4 meses, após a vistoria das  instalações pelos analistas ambientais, conseguimos a Autorização de Manejo. Mais um parceiro para o IBAMA/IEF poder encaminhar animais vítimas de tráfico, onde poderão passar o resto dos seus dias em local que ofereça segurança, instalações adequadas, nutrição balanceada e assistência médica, ainda que privados de liberdade. Assim, araras, papagaios, pássaros, tucanos, macacos, tartarugas, veados, entre outros tiveram a oportunidade de ganhar abrigo e serem tratados com o respeito que merecem.

O proprietário, Sr. Túlio Dutra e sua família, apaixonados pelos animais, não poupam esforços para oferecer o que há de melhor para seus novos amigos e estes visivelmente retribuem o carinho recebido. Assim também ocorre com a assistência veterinária, sendo a equipe da ZOOVET CONSULTORIA responsável por todos os procedimentos e cuidados pelos animais do criatório.

Neste dia foi mobilizado para o criatório dois veterinários, Natália e Pablo, e nossa futura bióloga Rayane, já que diversos procedimentos deveriam ser realizados. Novo exame clínico foi executado nos novos moradores, além de marcação definitiva por microchip em alguns bugios, jabutis e aves que ainda não tinham sido identificados, em atendimento ao recadastramento exigido pelo IBAMA pela IN 14 de 03/10/2014 e IN 17 de 04/12/2014..

Missão cumprida! Animais recuperados da anestesia, devidamente microchipados e os Guigós de casa nova!

Por: Pablo C. Pezoa Poblete, 
Médico Veterinário, MSc.
 Tags: criação animais silvestres, registro criatório IBAMA, criação de Primatas, criação de papagaios, criação de araras, consultoria animais silvestres, clínica de silvestres, microchipagem aves, microchipagem animais silvestres.Microchipagem de tucano Dra. Natália Melo e a futura bióloga Rayane Vilaça realizando a Microchipagem de um dos tucanos (Ramphastos toco) do criatório

Recinto dos primatas - Bugios, macacos prego e Guigós Setor de Primatas (Bugios, macacos prego e Guigós) - Viveiro projetado pela ZOOVET CONSULTORIAGuigó (Callicebus coimbrai): novo morador do sitio por do sol Novo morador (Callicebus nigrifrons) conhecendo sua moradia

recinto dos Guigós Recinto dos Guigós

Sr. Tulio recebendo o carinho de um dos Sofrês (Icterus jamacaii) de seu criatório O proprietário, Sr. Túlio Dutra, recebendo o afeto de um dos moradores: o Sofrê (Icterus jamacaii).

Dra. Natalia Melo com um de seus pacientes Dra. Natália Melo com seu paciente (Icterus jamacaii)

Mosaico de aves - Respeito entre as espécies - Como deve ser! Mosaico de espécies - Paz nos seres na terra...como deve ser!
Veadinha timida antes da microchipagem...Veadinha tímida antes da microchipagem...

Contençao química de macaco Bugio por zarabatana Contençao química de macaco bugio com dardo anestésico e zarabatana.

Bugio "lutando contra" a anestesia sendo amparado pelo veterinário Pablo Pezoa. Bugio "lutando contra" a anestesia...sob suporte do médico veterinário Pablo Pezoa.

Microchipagem de macaco bugio Microchipagem de macaco bugio.

coleta sanguinea de macaco bugio para exame sanitárioColeta sanguinea de Bugio para exames sanitários.

Deixe uma resposta

Horário de Atendimento:

Seg:
Ter:
Qua:
Qui:
Sex:
Sáb:
Dom:
Feriados:
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas

Endereço: Av. Amazonas, 2474 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

CEP: 30180-012

Telefone.: +55 (31) 2516-4877

Emergência: +55 (31) 9 8538-8877

Nossa Fan Page:

Últimas Postagens

%d blogueiros gostam disto: