MANEJO DE CAPIVARAS DE PONTE NOVA-MG

Chega ao fim o manejo de capivaras de Ponte Nova-MG realizado pela ZOOVET CONSULTORIA.

A cidade de Ponte Nova-MG contratou, através de processo licitatório, a ZOOVET CONSULTORIA para a execução do manejo de capivaras do trecho urbano do rio Piranga. A retirada dos animais foi para cumprir uma exigência do Ministério Público Estadual que entendeu que os animais que habitavam a área central da cidade estavam sofrendo pressões de caça, atropelamentos e carências nutricionais. Assim, fomos contratados para a captura e relocação dos animais para um parque de preservação natural municipal, distante a aproximadamente 15 km do local.

Iniciamos os trabalhos realizando um levantamento populacional dos animais, executado por um biólogo mastozoólogo e um auxiliar, para estimar os esforços de captura que seriam empregados e subsidiar o plano de trabalho submetido para apreciação dos analistas do IBAMA/MG. Com a licença ambiental em mãos, partimos então para uma captura ativa de uma amostragem da população das capivaras para aferir a presença da Rickettsia rickettsii, agente causador da febre maculosa, tanto nas capivaras quanto nos carrapatos. Assim, uma dezena de animais foi capturada com auxílio de zarabatana por nossa equipe para coleta de material biológico para análise realizada no Laboratório de Medicina da UFOP.

Com a comprovação da negatividade dos animais para a febre maculosa, deu-se inicio então a captura para relocação dos animais. Antes, check list de todo o material empregado: uma carretinha especialmente projetada por nossa equipe para transporte de capivaras, rebocada por uma L200 4X4, zarabatanas, projetor de dardos pneumático, puçás de alta resistência, anestésicos de última geração e todo o material médico para emergências e outros procedimentos que fossem necessários. Não nos esqueçamos do capital humano: dois veterinários e três auxiliares devidamente treinados para o manejo.

As incursões ocorriam principalmente a noite, horário de menor calor e de maior deslocamento destes animais noturnos. A captura de animais selvagens envolve diversos fatores sendo talvez os dois principais: respeito e a paciência!  Saber esperar o momento certo para alvejar o animal com o dardo anestésico para que este sofra o menor risco possível de ir refugiar-se na água, foi crucial para cada captura. Se ao encontrar um animal este não atendesse diversos quesitos de segurança para ele e para nossa equipe a missão era abortada e tudo recomeçava, muitas vezes até 6…7h da manha!  A ZOOVET CONSULTORIA é, sem dúvida, a empresa com maior experiência em manejo de capivaras de vida livre no Brasil, capturando mais de 200 animais com um consórcio de métodos de captura ativa e passiva. Em um trabalho com controle reprodutivo de capivaras que desenvolvemos no Condomínio Nossa Fazenda, MG, conseguimos diminuir, em 3 anos, 40% da população de capivaras que habitavam a região, sem eutanasiar ou retirar nenhum animal…mas isto será assunto de um outro post.

Voltando a Ponte Nova…Missão cumprida! Todos os animais capturados e relocados em sua nova casa! Agradecemos aos nossos auxiliares de campo, os futuros biólogos Renan Morais, Ítalo Santos e o futuro veterinário Daniel Teles; além da Prefeitura de Ponte Nova, através da Secretaria de Meio Ambiente, pelo apoio e profissionalismo que conduziram toda a questão.

captura de capivaras-etapa previa

Captura ativa de capivara para pequisa do agente da febre maculosa Ricketsia rickettsi

Captura de capivaras G1

Expertise da equipe para aguardar o momento certo, sem pressa, com segurança aos animais e equipe.

Em um terreno baldio as capivaras descansam sem perceber que seus "colegas" estão dormindo demais...

Captura de capivaras: a preparação da estratégia de ação para cada caso reflete no sucesso da operação

Após a captura, os prrocedimentos eram realizados no mesmo local, com o animal ainda anestesiado

Após a captura, os procedimentos eram realizados no mesmo local, com o animal ainda anestesiado.

 

Coleta de sangue de capivaras: a veterinária da ZOOVET Natália Melo assessorada pelo futuro vet Daniel Teles na coleta sanguinea

Coleta de sangue de capivaras: a veterinária da ZOOVET Natália Melo assessorada pelo futuro vet Daniel Teles na coleta sanguínea.

De dia...de noite...o trabalho nao pára!

De dia…de noite…segue o trabalho…

Pausa na verdade pra dormir...e pra comer!! (Natália Melo, Renan Moraes, Pablo Pezoa e Ítalo Santos)

Pausa apenas pra dormir…e pra comer!! (Natália Melo, Renan Moraes, Pablo Pezoa e Ítalo Santos)

 

após capturadas, as capivaras eram acondicionadas em transporte especialmente desenvolvido para elas

Após capturadas, as capivaras eram acondicionadas em transporte especialmente desenvolvido para elas

 

As capivaras eram então transportadas para a área de soltura

As capivaras eram então transportadas para a área de soltura

area de soltura de capivaras

Área de Soltura – Área de preservação ambiental do município: água, alimento e abrigo em abundância

soltura de capivaras1

E chega o momento da soltura…

momento da soltura.

Hora de conhecer a casa nova…

 

 

Deixe uma resposta

Horário de Atendimento:

Seg:
Ter:
Qua:
Qui:
Sex:
Sáb:
Dom:
Feriados:
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas
Aberto 24 Horas

Endereço: Av. Amazonas, 2474 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

CEP: 30180-012

Telefone.: +55 (31) 2516-4877

Emergência: +55 (31) 9 8538-8877

Nossa Fan Page:

Últimas Postagens

%d blogueiros gostam disto: