Captura de Cães e Gatos e Campanhas de Castração

CAPTURAS DE CÃES E GATOS PARA EMPRESAS

Espécies domésticas como cães e gatos ferais podem ser comuns em restaurantes, refeitórios de industrias, zoológicos, hotéis, parques, condomínios, entre outros, atraídos por restos de comida ou hábitos de trabalhadores  alimentarem estes animais. Estes podem se tornar uma questão de saúde pública devendo ser retirados e encaminhados a instituições de proteção animal ou adoção, sempre seguindo os preceitos de bem estar animal. A ZOOVET CONSULTORIA presta serviços de captura de cães e gatos para empresas e instituições públicas, apresentando duas soluções éticas para a empresa:

  • Captura, castração e soltura no mesmo local: os animais são capturados por captura passiva, através de armadilhamento; ou ativa, com ajude de rifle projetor de dardos anestésicos ou zarabatana. São então avaliados clinicamente por um veterinário, realizado exame para leishmaniose e, caso negativo, castrados  e vacinados contra raiva, quando serão soltos na mesma área de captura. Assim, evita-se a proliferação de novos animais na área, mantendo-se os mascotes locais.
  • Captura, castração e encaminhados para adoção: os animais são capturados por captura passiva, através de armadilhamento; ou ativa, com ajude de rifle projetor de dardos anestésicos ou zarabatana. São então avaliados clinicamente por um veterinário, realizado exame para leishmaniose e, caso negativo, castrados, vacinados contra raiva e banhados. Só então  serão encaminhados para adoção responsável, através de acoes de adoção na própria empresa ou por parceiros/ particulares relacionados com a ZOOVET CONSULTORIA.

As cirurgias de castração podem ser realizadas na sede da empresa, clínica veterinária devidamente registrada nos órgãos fiscalizadores, ou realizados em campo, com todo material cirúrgico médico hospitalar in loco, no caso de lugares distantes.

No caso de gatos errantes, a vasectomia ou oofarectomia, mantendo-se os órgãos produtores de hormônios sexuais, e soltura no mesmo local de captura, oferece eficácia no controle populacional já que estes animais continuam defendendo o território de outros da mesma espécie, sem incremento da população. Assim, muitas vezes é mais indicado manter os animais no local, com controle reprodutivo, do que retirá-los e o local ser repovoado por uma população muitas vezes ainda maior.

Solicite uma visita local e deixe que apresentemos uma solução para seu caso.

CAMPANHAS DE CASTRAÇÃO PARA PREFEITURAS

 

castracao caes prefeitura

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), prevê em seu Art. 32: “praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos; pena – detenção de três meses a um ano , e multa”. As prefeituras são, portanto, também responsáveis pelos animais domésticos errantes, sendo provavelmente a mais indicada ação é a execução de programas de castração de cães e gatos, associados a programas de educação sobre posse responsável. Para campanhas destinadas a campanhas de baixa renda, a associaçao com programa de educaçao sobre posse responsável é fundamental para conscientizar sobre a importância sobre o respeito aos animais e controle de natalidade.

A ZOOVET CONSULTORIA executa campanhas de castração para prefeituras ou organizações não governamentais para controle populacional de cães errantes ou populações de baixa renda. O trabalho cumpre integralmente os preceitos da resolução 962 de 27 de agosto de 2010 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, sendo previamente autorizados para desempenhar os serviços.

Para as campanhas de castração de cães e gatos, todo material médico hospitalar é levado para o local, tal como aparelho de anestesia inalatória, monitores de parâmetros clínicos, mesas veterinárias dobráveis, materiais cirúrgicos e médico hospitalares. O local de realização dos procedimentos precisa ser fechado, limpo com área para recepção dos animais, operação, e recuperação anestésica.

É possível também utilizar a expertise da ZOOVET CONSULTORIA para captura dos animais errantes, com uso de técnicas de captura ativa a distância, como projetor de dardos pneumático ou zarabatana, com o mínimo de estresse aos animais.

Entre em contato conosco para auxiliar  a elaborar o programa de castração  de sua cidade!

Horário de Atendimento:

Seg:
Ter:
Qua:
Qui:
Sex:
Sáb:
Dom:
Feriados:
09:00-20:00
07:00-22:00
07:00-22:00
07:00-22:00
07:00-22:00
08:00-20:00
08:00-20:00
08:00-20:00

Endereço: Av. Amazonas, 2474 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

CEP: 30180-012

Telefone.: +55 (31) 2516-4877

Emergência: +55 (31) 9 8538-8877

Nossa Fan Page:

Últimas Postagens